terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A saúde de seu bebê - Do Nascimento aos 3 meses


Diarreia:Nesta idade, alguns bebês sofrem de problemas menores a nível da digestão. Se alimentado com leite materno, as fezes do seu bebê podem ser amarelas e bastante líquidas. Pode dar por si a ter de mudar a fralda entre sete a oito vezes por dia! Ainda que comum, a diarreia pode ser perigosa para o seu filho. A desidratação pode ocorrer de forma rápida. Consulte, pois, sempre um médico, que poderá aconselhar e receitar uma solução de re-hidratação para o seu filho tomar. Esteja atenta ao peso do seu filho e, se ele vomitar ou chorar, consulte o médico. Quaisquer que sejam os sintomas, é fundamental que o seu filho seja examinado por um médico. 

Obstipação:Se, por outro lado, as fezes do seu bebê forem duras ou pequenas e ele chorar sempre que defeca, fale com o seu médico. Recomenda-se o uso de água com grandes quantidades de minerais sob rigorosa supervisão médica! Se o seu filho for alimentado a biberão e não a peito, as fezes dele serão, geralmente, mais firmes e menos frequentes.

Regurgitação:A regurgitação é quando o leite no estômago sobe para a boca, sendo extremamente comum entre a maioria dos bebês. O habitual é os bebês ultrapassarem este problema entre os 6 e os 12 meses de idade, quando começam a sentar-se. Para ajudar o seu filho a beber o biberão mais facilmente e prevenir a regurgitação, eis aqui umas dicas:

Não fazerFazer
Posições sentadas, sobretudo numa cadeirinha para bebéEspaçar mais uniformemente a toma dos biberões ao longo do dia
Ambientes com fumoUsar um leite mais espesso
Sumos de frutaMassajear várias vezes a barriga do seu filho antes da hora de deitar
Obrigar o seu filho a acabar o biberãoSoerguer muito ligeiramente o colchão


Cólicas:
Esta é a idade em que as cólicas podem ocorrer. Os bebés podem chorar horas a fio e parecer inconsoláveis. A família inteira entra em pânico e você pode culpar-se por não conseguir acalmar o seu filho – não se desespere! Se, fora destes ataques de choro, o seu bebê estiver a comer bem, a rir e o médico dizer que está tudo bem, não existem motivos de preocupação. Descontraia-se, segure-o ao colo e abane-o ligeiramente. Isso vai confortar o seu filho e acalmá-lo um pouco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário